Vamos caminhar?
O exercício Ideal
Caminhar é indiscutivelmente o exercício aeróbico ideal para os adultos saudáveis, especialmente para os idosos e para os pacientes portadores de doenças cardíacas e doenças metabólicas (diabetes, obesidade e excesso de triglicérides no sangue).
O ato de andar faz parte da nossa vida. A caminhada enquanto exercício é simplesmente o ato de andar num ritmo mais acelerado.
Vantagens
- Produz os mesmos benefícios da corrida, do ciclismo e da natação, se bem executada;
- É considerada a prática mais segura de exercícios aeróbicos, sob o ponto de vista cardiovascular e ortopédico;
- Apresenta índices quase inexistentes de lesões osteoarticulares e cardíacas;
- É uma atividade física simples de ser executada requerendo muito pouco em termos de equipamentos e facilidades;
- Pode ser realizada individualmente ou de forma coletiva.
Dicas
Horário: escolha um horário em que você não está cansado. Dê preferência ao período da manhã, até as 10h e a tarde, após as 17h nos dias ensolarados. É aconselhável no caso de você ser cardíaco, que consulte um médico para verificar se pode exercitar-se pela manhã sem riscos.
Roupas e Hidratação: use roupas leves, folgadas e de algodão. Evite tecidos sintéticos. O tênis deve estar bem ajustado, macio. No frio, deve-se usar agasalho de algodão. Carregue sempre com você uma garrafa de água e beba sempre para não desidratar.
Local: dê preferência a locais seguros e sem poluição, em áreas verdes de sua comunidade. Evite locais com muitas inclinações ou ladeiras.
Aquecimento: aprenda uma série de alongamentos musculares para ser executada antes da caminhada. Faça uma ginástica leve durante 5 a 10 minutos para aquecer.
Frequência semanal: o ideal é caminhar diariamente, principalmente nos casos de obesos e de pacientes cardíacos, que podem fazer esse exercício sem problemas. É eficaz mesmo se a caminhada for feita em dias alternados, desde que praticada três vezes por semana (no mínimo).
Duração: aquecimento (5 a 10 minutos), 30 a 60 minutos de caminhada e mais alongamento ao final da atividade.
Informações: Physicus
Nenhum comentário:
Postar um comentário