Atividade Física
Exercitar-se com Saúde
As evidências sugerem que, mesmo exercícios leves praticados regularmente, trazem benefícios a curto, médio e longo prazo. Atualmente, muitas pessoas estão redescobrindo os benefícios da prática regular das atividades físicas, como subir escadas, nadar ou caminhar.
São exercícios que podem proporcionar um bom condicionamento do coração e pulmões, se praticados adequadamente em termos de intensidade e tempo.
Benefícios
- Sensação de bem estar
- Ajuda no controle do estresse
- Melhora a qualidade do sono
- Aumenta a força muscular
- Ajuda o coração e os pulmões a trabalharem mais eficientemente
- Entre outros benefícios
Orientação Importante!
- Avaliação médica: recomendamos que você procure um médico para avaliar sua saúde e eventuais restrições em relação aos exercícios.
- Aquecimento: é imprescindível o aquecimento antes de qualquer exercício físico, pois tem o objetivo de aumentar a frequência cardíaca, pressão arterial e ativar a circulação.
- Horário: evite exercitar-se nos horários mais quentes do dia, dê preferência ao início da manhã, onde seu metabolismo é mais acelerado, ou ainda no final da tarde.
- Hidratação: não realize exercícios em jejum! Procure seguir rigorosamente as orientações nutricionais e espere 90 minutos após a refeição para se exercitar. Beba líquidos conforme a sua necessidade, podendo ser antes, durante e depois do treinamento.
- Vestuários: vista roupas leves e tênis com meias.
Dica!
Você está decidido(a) a começar? Parabéns! Mas antes é importante saber que o seu treino precisa estar dividido em 4 partes:
- Aquecimento: ande pelos cômodos da casa, mexa os braços e pernas descontraidamente, trote, pedale pelo menos de 3 a 6 min antes de começar o treino.
- Alongamentos: prepare seus músculos para o exercício!
- Exercício repetitivo: concentre-se em cada atividade. Prepare todo o material que usará antes de começar.
- Alongue novamente: para ter uma recuperação mais rápida.
Você Sabia?
Os exercícios físicos de intensidade baixa e regular intensidade podem ajudar no aumento do nível de energia em pessoas que sofrem de fadiga excessiva. Estudos comprovam que o nível de energia pode aumentar em até 20%, mas exagerar no exercício físico, em grande intensidade, não será a melhor forma de diminuir a fadiga.
Especialistas alertam que a respiração incorreta durante a execução de exercícios é a principal vilã para a circulação sanguínea, enquanto que, a prática correta das atividades auxilia na circulação, já que os primeiros troncos venosos estão localizados juntos aos grupamentos musculares.
Quando os músculos são contraídos as veias subjacentes também são, sendo estas as que possuem válvulas que permitem apenas que o fluxo sanguíneo suba. Mas para isso, é necessária a contração muscular junto de uma respiração correta.
Estudos também mostram que outro fator relacionado a uma boa circulação está nos pés, onde está localizado um tecido que também auxilia na volta do sangue ao coração. Logo, um bom tênis é sempre indicado.
Revista Sport Life. Nº 61. Dezembro de 2006. Ano 6.
Revista Ana Maria. Nº 469. Outubro de 2005.
Revista Mucle in Form. Nº 47. Ano 08.
Nenhum comentário:
Postar um comentário