quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Artigo pra você que é mulher e não faz musculação por medo de ficar musculosa


Desde os primórdios temos a imagem de que o corpo masculino é forte e tem a musculatura bastante definida; enquanto o corpo feminino é delicado e tem a musculatura levemente definida.

Na academia, quando aparece uma mulher muito forte e definida, inevitavelmente surgem comentários do tipo: “Nossa! Está parecendo um homem… Perdeu a feminilidade… Mulher tem que ter curvas…”

Diante disso, não é à toa que inúmeras mulheres deixam de fazer musculação por medo de ficarem muito musculosas.

A questão é: Será que é tão fácil assim, para a mulher, ficar musculosa?

A resposta é NÃO. Felizmente ou infelizmente, por uma questão hormonal, as mulheres não têm a mesma capacidade de ganhar massa muscular que os homens têm. Vamos entender melhor porque isso ocorre:

Produção de Testosterona: A Testosterona é um hormônio sexual masculino, responsável pelas características sexuais masculinas, além de aumentar substancialmente a força e a massa muscular. Ocorre que os níveis sanguíneos de Testosterona são muito mais elevados em homens do que em mulheres. No homem adulto, a Testosterona total normal varia de 1,75 nanog/ml a 7,81 nanog/ml, enquanto na mulher, varia de 0,10 nanog/ml a 0,75 nanog/ml. Veja como é grande a diferença entre os níveis normais do homem e da mulher. É por isso que os homens levam uma grande vantagem quando o assunto é ganho de massa muscular. Por mais que as mulheres se esforcem, provavelmente jamais terão ganhos compatíveis aos dos homens.

E tem mais! Se uma mulher tiver um grande e rápido aumento de força e massa muscular, tal qual de um homem, desconfie! Há grandes chances de estar usando esteróides anabolizantes. Afinal, para quem não sabe, os esteróides anabolizantes são derivados da Testosterona. E essa talvez seja a única maneira de uma mulher criar um “ambiente hormonal” tão propício para ganhar massa muscular quanto o do homem.

Portanto, as mulheres que têm medo de passar do ponto no volume muscular, podem ficar tranqüilas! Pois a menos que se faça uso de esteróides, o ganho de massa muscular acontece de forma gradual e moderada. Ainda que a mulher tenha uma genética favorável, certamente não ficará forte e definida como um homem.

Sendo assim, as mulheres podem continuar treinando com muita disciplina e dedicação! As diferenças entre homens e mulheres continuarão existindo e não serão violadas pelo treino!

Cabe lembrar que apesar de muitas pessoas fazerem uso sem prescrição e orientação médica, o uso de esteróides anabolizantes é ilícito e prejudicial à saúde. Fique de olho!

Artigo escrito por Grazi Leite - Personal Trainner 

Informações: www.treinototal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário