sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Aeróbico antes ou depois da musculação?

Bem amigos da Braço Forte, essa postagem surgiu estimulada por uma pergunta feita a mim na academia, e realmente ela é pertinente e tem sido feita por várias outras pessoas. Sendo assim, trouxe pra vocês um ótimo artigo escrito por Flávio Settanni (especializado em musculação estética e performance esportiva).

Leiam e tirem as suas dúvidas!



Aeróbico antes ou depois da musculação?

Apesar de o assunto ser antigo e já debatido, inclusive por mim, a pergunta do título sempre volta, e parece que as explicações nunca são esclarecedoras o bastante. Outro dia estava assistindo uma entrevista com a atriz Cláudia Raia (foto), um de nossos ícones da boa forma quando está bem treinada, e ouvi ela dizer que tinha uma orientação de seu treinador para correr, pois tem pernas grossas e bumbum grande, e precisa dessa atividade para equilibrar seu corpo. Então a resposta começa a se desenhar assim: o aeróbico antes ou depois da musculação vai depender de seu objetivo. Veja as várias possibilidades e as explicações cabíveis:

* Ajudar a diminuir medidas em membros inferiores: Faça aeróbico primeiro, de preferência um trabalho de alta intensidade, com a freqüência cardíaca mais alta (em torno de 85%), intervalando com um ou dois minutos de recuperação e freqüência mais baixa (70%). Treine musculação na seqüência e evite que o treino todo ultrapasse 1h15m.

* Problemas de pressão alta ou problemas cardíacos: Faça aeróbico primeiro, para ajustar o ritmo cardíaco e manter a pressão sob controle. Nesse caso a intensidade deve ser baixa, em torno de 65 a 70 %, já que existem fatores de risco, e a duração em torno de 40 a 45 minutos. Faça musculação imediatamente após e nunca bloqueie a respiração durante a execução dos exercícios (inspire e expire naturalmente).

* Emagrecimento: Aqui não há dúvida, faça musculação primeiro. O treino de musculação usa principalmente carboidratos como fonte energética, portanto, se você fizer um bom treino, diminuirá muito essas reservas de carbo e quando iniciar o aeróbico entrará em metabolismo de gordura mais rapidamente. Se fizer aeróbico primeiro, perderá essa vantagem, além de queimar uma parte de seu estoque de carbo e dificultar seu treino de musculação.

* Aeróbico em jejum: Essa é a única exceção. Se seu objetivo é emagrecer e você tem condição de fazer aeróbico logo que acorda (não mais que 15 minutos após), faça-o em jejum, com intensidade baixa (no máximo 70%), tome café da manhã logo em seguida e planeje seu treino de musculação para após o café ou outro horário. E para quem resolver criticar, sempre o pessoal mais disposto, experimente antes e observe a gordura derretendo muito mais rápido…Depois volte aqui e assuma o resultado positivo nos comentários!

Informações: colunistas.ig.com.br/fitness

Nenhum comentário:

Postar um comentário