sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Agachamento: o mito dos 90 graus


Hoje vamos aprofundar um pouco o tema pegando como gancho o mito, muito comum no meio da atividade física, de que os agachamentos só podem ser feitos até 90 graus.
Se fizermos uma busca rápida na internet veremos, em várias descrições do exercício agachamento, que os joelhos devem ser flexionados até o limite máximo de 90 graus.
O porquê dessa limitação não acompanha as descrições.
O Dr. José Maria Santarém, médico especialista em Musculação, costuma dizer muito sabiamente que "Não existem exercícios contra-indicados, mas pessoas contra-indicadas a determinados exercícios".
No ambiente da academia, seja na Musculação, ou nas aulas de Ginástica Localizada, o agachamento é um exercício largamente utilizado. No Pilates ele também dá o ar da graça diversas vezes no repertório: nos foot work na Reformer e Trapézio, nos squat com auxílio das molas ou da barra torre, no Lunge na Cadeira.
O que irá diferenciar cada um deles, de maneira geral, são os ambientes, decúbitos, cadeias mas, a ação muscular e articular pouco varia: ou seja, flexão de quadris, joelhos e tornozelos, mantendo a coluna neutra.

Justamente por ser um movimento pluriarticular é um dos exercícios mais completos que podem ser realizados, envolvendo uma grande sinfonia de ações musculares. Além disso é um gesto extremamente funcional, pois utilizado constantemente em nossas atividades diárias: sentar e levantar de uma cadeira, pegar um objeto no chão, entrar e sair do carro, etc.

"Jamais devemos esquecer que nossas estruturas musculares e articulares adaptam-se de forma extremamente específica aos movimentos, por exemplo, uma pessoa que usa movimentos muito curtos pode se lesionar em um movimento cotidiano pelo simples fato de não treinar um determinado ângulo de movimento necessário nesta atividade do dia a dia. Neste sentido a limitação da amplitude do agachamento, além de reduzir a eficiência do exercício, pode reduzir a funcionalidade de uma pessoa em seus movimentos cotidianos como, por exemplo, pegar um objeto pesado no chão.", diz o prof. Prof. Felipe Silveira Soncin.

É fundamental que tenhamos em mente que, saber agachar até o chão de maneira correta, é essencial para a higiene postural. Afinal, qual é maneira de pegar objetos no solo?
Acredito que todos saibam que flexionar a coluna não é uma saída aceitável. Especialmente se o que vamos alcançar no solo tem peso - sacolas, filhos, malas, caixas, etc.

Por que então o mito dos 90 graus?
Segundo alguns conceitos, o agachamento profundo seria perigoso porque ao flexionar o joelho em ângulos maiores que 90° aumentaríamos perigosamente a tensão na patela. Não se considera, nesse pensamento, que na fase de maior flexão do agachamento os músculos posteriores da coxa são fortemente ativados ajudando a neutralizar a temida tensão exercida na patela. A análise, nesse caso, ficaria restrita à ação do quadríceps.

Um estudo feito por ISEAR et al em 1997 concluiu que, durante o agachamento, os isquiotibiais produzem uma força de vetor direcionado para trás, compensando a atuação do quadríceps, em um processo denominado co-contração, que contribui para estabilizar os joelhos durante o movimento.

As forças tensionais e compressivas desse tipo de exercício estão totalmente dentro de nossas capacidades fisiológicas e articulares. Entretanto é prioritário que a execução técnica do movimento seja, nada menos, que perfeita.
A repetição consciente deste gesto motor estará preparando, continuamente, as estruturas ósseas e articulares envolvidas no mesmo para progredirem em termos de cargas e aumento de amplitude. O aumento da flexão do joelho aumenta as ações musculares e, consequentemente, seu fortalecimento.

"As lesões geralmente são causadas pela combinação de 3 variáveis: excesso de peso, overtraining e técnica inapropriada. Com treinos progressivo e inteligentes, os agachamentos profundos certamente são seguros e eficientes." dizem Elke Oliveira e Paulo Gentil

Fontes:
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=843
http://www.belladasemana.com.br/colunas/personal_trainer/ 


******************

Informações: pilatespaco.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário