segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Os suplementos alimentares e as espinhas




Você pratica musculação, e provavelmente já tenha usado algum suplemento alimentar e notado o aparecimento de espinhas (acne). Seria perfeito se tais produtos, além de proporcionar o ganho de massa magra, contribuíssem também para uma pele impecável, entretanto, não é bem assim. Apesar de uma pequena parcela de privilegiados não desenvolver este problema, o fato é verdadeiro e pode variar de pessoa para pessoa. Há quem suspenda os suplementos na tentativa de minimizá-las e ainda assim precise conviver com as malditas. Confira abaixo a entrevista com o dermatologista Dr. Ademir Jr*, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e entenda o porquê.

TT – Dr. Ademir, os suplementos alimentares podem favorecer o aparecimento de espinhas ou é mito?
Dr: Se forem suplementos nutricionais, e apenas isto, poderão causar espinhas se tiverem em sua composição a vitamina B12. Esta é reconhecidamente causadora de casos de aumento da oleosidade e aparecimento de espinhas. Há suplementos (alguns pré-hormonais) que mesclam ingredientes como o tribulus terrestris. Nestes casos, este ativo também pode promover o aparecimento de acne.

TT – E qual é a ação da vitamina B12 em nosso organismo?

Dr: O uso de vitamina B12 em suplementos nutricionais estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas da pele, rosto, pescoço e tórax.
Certa vez, em um congresso, apresentei um trabalho com pacientes que não tinham histórico de acne e nem propensão para o problema, mas que poderiam desenvolvê-la, quando utilizassem suplementos com B12.

TT- As vezes a pessoa acaba interrompendo a utilização do suplemento alimentar e ainda assim as espinhas teimam em aparecer. Por que isso ocorre?
Dr: A própria atividade física em excesso ( muitas horas por dia e exercícios muito pesados) pode influenciar os níveis hormonais do paciente e estimular o aparecimento de acnes.

TT- Tem alguma maneira de amenizar esta questão, algum produto que a pessoa possa tomar para conter o aparecimento das espinhas assim que começa a utilizar o suplemento?

Dr: Sim. Produtos de uso tópico (géis, produtos de limpeza e controle da oleosidade etc) ou medicamentos por via oral podem ser utilizados. Outra possibilidade é o uso do Zinco e da Vitamina A.

TT-Após o aparecimento da Acne, o senhor recomenda qual tratamento?

Dr: Aquele que se adequar ao tipo de acne do paciente. Há casos que são bem resolvidos com tratamentos tópicos: uso de géis, limpantes, ácidos derivados da vitamina A (ácido retinóico, adapaleno, isotretionína) ou bactericidas como o peróxido de benzoíla, antibióticos (clindamicina e eritromicina). Nos mais severos, são extremamente recomendados medicamentos por via oral, como antibióticos e isotretinoína.
Mas reforço que não existe regra. Dependerá do quadro do paciente e como o médico está acostumado a tratar o problema apresentado. Alguns pacientes têm melhores resultados com um tipo de medicamento do que com outro e isso deve ser levado em consideração.

*Dr. Ademir Jr. (CRM 92.693) é médico dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Termalismo, e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Presidente do Grupo de Assistência a Problemas Capilares – GAPCA e Presidente do Grupo de Apoio a Portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos – GAPSOP. Professor de Anatomia e Fisiologia da pele no curso de Pós-Graduação em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz – SP/SP.

fonte: http://www.treinototal.com.br

*********************


Informações: www.supertreino.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário