sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Quais os Exercícios Recomendáveis Para os Hipertensos
Quando um hipertenso deseja praticar exercícios físicos, quer por prazer, quer para tratar a hipertensão, ele precisará ter certos cuidados, para que a sua tensão arterial não se eleve perigosamente durante o exercício.
Se estivermos a falar de um jovem portador de “hipertensão leve”, o exercício físico pode resultar em inúmeros benefícios, como tratamento “não farmacológico”. Aliás, até mesmo existem inúmeras evidências de que o exercício físico contínuo reduz a possibilidade da progressão da hipertensão no futuro. Além disso, no caso dos jovens hipertensos, incluindo os adolescentes, torna-se muito difícil a prescrição de medicamentos, devido e a prescrição de dietas, incluindo a de sal, devido à sua relutância em seguir à risca as instruções do médico. Por isso, a prática de exercício físico pode ser uma boa alternativa.
Tipos de Exercícios
É, no entanto, necessário ter cuidado pois nem todos os tipos de exercício devem ser utilizados. Segundo vários estudos, existem efeitos benéficos na prática de desportos como a natação, a corrida e o atletismo, quando praticados de uma forma esquemática e regular.
Por outro lado, exercícios isométricos, tais como o levantamento de peso, além de não trazerem efeitos benéficos, ainda pode ser contraindicados, podendo apresentar um aumento acentuado da tensão arterial. Além disso, também pode produzir hipertrofia concêntrica no ventrículo esquerdo e diversas complicações, tais como distúrbios do ritmo cardíaco.
Além destes, os exercícios físicos, como andar, trotar e correr, são os mais recomendáveis para os hipertensos, que fazem uso de medicação hipotensora.
Será necessário um especial cuidado com os hipertensos que são portadores de hipertrofia venticular esquerda pois esse constitui-se como um fator de risco, que se agrava com o exercício físico. Estes casos precisam receber tratamento adequado antes de pensarem em iniciar um programa de exercícios físicos.
Estas recomendações aplicam-se também aos chamados exercícios recreativos que são muito comuns em condomínios fechados e em Academias de Ginástica, e que têm como principal objetivo a diversão, a manutenção da saúde ou a perda de peso.
Só se recomenda o exercício físico a um hipertenso quando a hipertensão é controlada e quando não existem sinais de lesões em órgãos vitais, como é o caso do coração, do cérebro e dos rins.
Informações: www.emforma.net
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário