sábado, 12 de janeiro de 2013
3 Dicas para otimizar o treino de hipertrofia
1) Duração: não pense que o exercício é quantitativo e quanto mais você treinar, mais resultado terá. O exercício tem uma relação dose-resposta adequada para otimizar os resultados. Um treino de hipertrofia não deve ultrapassar uma hora de duração. A idéia é fazer um treino curto e de alta intensidade.
2) Parcelamento do treino: o treino de hipertrofia deve ser feito de 3 a 6 vezes por semana. É fundamental reservar ao menos 1 dia na semana para descanso. Dessa forma, o seu treino pode ser feito com uma rotina única (3x/sem), 2 rotinas (4x/sem) ou 3 rotinas (5x/ semana). Se você vai treinar com apenas uma rotina por semana deve treinar o corpo todo, para otimizar o seu tempo privilegie mais os exercícios multiarticulares (supino, agachamento e etc). Se você for treinar com 2 rotinas, recomendo dedicar um dia para os membros superiores e o outro para os membros inferiores, assim você não sobrecarrega as articulações. Por fim, se você for treinar com 3 rotinas, recomendo dividir da seguinte forma:
A) Peito, parte do ombro e Tríceps.
B) Costas, parte do ombro e Bíceps.
C) Pernas e Abdômen.
Praticantes de musculação muito avançados podem optar por dividir a rotina de treino de 5 ou 6, treinando cada dia um grupo muscular.
3) Periodização: o treinamento de força é composto por algumas variáveis. Existe uma “faixa” adequada para maximizar a hipertrofia através dessas dicas:
Número de exercícios: de 6 a 10 exercícios por rotina de treinamento.
Número de séries: 3 a 4 séries por exercício. Você pode fazer até 5 séries, mas lembre-se que o treino não pode passar de 1 hora.
Número de repetições: De 6 a 12 repetições por exercício. É fundamental treinar com repetições máximas, ou seja, até o momento em que você tenta executar uma repetição e não consegue. Se o número de repetições não diminuir ao longo das séries a sobrecarga não está adequada.
Intervalo de recuperação: O intervalo deve ser curto para maximizar a carga metabólica do exercício. Descanse de 60s a 90s.
Intensidade (sobrecarga): 80 a 95% de uma repetição máxima (1RM), isso significa que você deve treinar com alta intensidade!
Velocidade de execução: a velocidade está relacionada com a sobrecarga, se você acertou a sobrecarga você vai gastar de 3 a 4 segundos por repetição para realizar a série, ao longo da série a fadiga aumenta e esse tempo tende a aumentar também.
Dentro de um contexto de periodização você deve alternar cargas metabólicas com tensionais.
***********************
Informações: http://www.bodytech.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ooi eu me chamo luan tenho 17 anos e faço musculaçao em casa..e minha rotina de musculaçao e assim:
ResponderExcluirsegunda-feira:peitoral, bíceps e perna
terça-feira: costa, perna e tríceps
quarta-feira: ombro, perna, antebraço e trapézio
quinta-feira: peitoral, bíceps e perna
sexta-feira: costa, perna e tríceps
e sabado: ombro, perna, antebraço e trapézio e no domingo eu descanso...queria sabe se esta certo e minha suplementaçao é(massa nitro n02 tomo tres vezes ao dia?????
Uma grande percentagem da massa muscular resulta da nossa alimentação e do descanso. A alimentação tem um papel tão importante como o treino de musculação.
ResponderExcluirÉ fundamental dar ao organismo todos os nutrientes necessários para a recuperação e desenvolvimento muscular.