quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
Mitos e verdades da água gasosa
Água com gás engorda? Água com gás não é saudável como a natural? Descubra
Tem quem adore o efeito das bolhas na boca e seja fã incondicional da água com gás. Outros não são tão chegados. No entanto, muita gente se apega em mitos e acha que a água com gás é pior do que a natural, ou que engorda. Para derrubá-los e apontar o que é, de fato, verdadeiro, a nutricionista paulista Samara Regina Andrade responde essas questões e outras questões.
A água com gás é diferente da natural? Verdade
A água com gás contém gás carbônico na composição. Hoje, a maioria das marcas à venda em mercados é do tipo gaseificada artificialmente, um processo industrial igual ao dos refrigerantes, no qual retira-se o oxigênio do líquido e injeta-se, no lugar, o gás carbônico, para dar o efeito frisante. Mas existe também a água com gás natural, que surge do aquecimento subterrâneo, chamada carbogasosa ou carbonatada. Geralmente em regiões próximas de vulcões, ou onde a camada de magma está mais próxima da superfície terrestre, o calor do magma atravessa as rochas e alcançam os reservatórios de água. O calor intenso quebra as moléculas dos minerais da água, liberando vapores e incorporando os gases ao líquido. O gás, nesse tipo de água, é bem mais suave.
A água com gás não é tão saudável quanto a natural? Mentira
A água gasosa tem as mesmas propriedades de hidratação que a água natural. Optar pela água com gás é uma boa forma de variar o consumo do líquido. O que não pode é apenas consumir este tipo: o gás em excesso pode irritar a mucosa do estômago daqueles já predispostos a problemas gastrintestinais.
A água com gás engorda? Incha? Mentira
Água, com ou sem gás, não possui calorias. Portanto, não engorda nem incha. Muitos confundem água gasosa com refrigerantes, bebidas bem engordativas. No entanto, não é o gás o responsável direto por isso, e sim as calorias do açúcar contido na bebida.
A água com gás servida com o cafezinho: serve para limpar a boca? Verdade
O pequeno copo que hoje acompanha os cafezinhos em bares e restaurantes não deve ser bebido depois do café, mas sim antes, para limpar as papilas gustativas. Como as papilas são sensíveis, quando limpas nos permitem aproveitar melhor o sabor do cafezinho. Aliás, a água com gás funciona da mesma forma para os vinhos: bebendo um pouquinho antes, o sabor da bebida é melhor apreciado.
***********************
Informações: comida.ig.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá amei seu blog =) Estou seguindo e vou guardar muitas das boas dicas que tem aqui!! Estou em processo de perda de massa gorda e logo em seguida vou entrar na musculação também! Se puder dá uma avaliada lá no meu blog também. Beijos =*
ResponderExcluir