quinta-feira, 30 de junho de 2011

Notícias da Região

Produtores protestam contra de desapropriações no Açu
Proprietários de terras na localidade de Água Preta, em São João da Barra, fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira, quando derrubaram e queimaram placas que indicavam futuras instalações do Distrito Industrial em fazendas que estão em processo de desapropriação. Eles anunciaram que vão retomar as terras, já que alegam não terem sido notificados oficialmente. O grupo ainda denunciou que picapes foram flagradas na tarde de terça-feira dentro da Fazenda Figueira tentando fazer a retirada de cabeças de gado, caso que foi levado à 145ª Delegacia de Polícia (SJB) e que teria sido o estopim para a manifestação.

A realização do protesto foi um consenso entre cerca de 30 produtores rurais, que se reuniram para discutir as medidas que seriam tomadas após o registro de ocorrência na delegacia. Membro da Associação de Produtores Rurais e Imóveis do Município (Asprim), Marcos Tristão afirmou que os produtores rurais não concordam com a desapropriação.

— No início, os proprietários dessas terras aceitaram negociar, mas nada ficou formalizado e até agora ninguém recebeu indenização e sequer foi notificado sobre a desapropriação. Eles estão com medo, porque quanto mais o tempo passa, aumenta a dificuldade, pois as terras da região estão se valorizando e não vão conseguir comprar nada por aqui — destacou Marcos.


Informações: Folha da Manhã


Nota: Quanto mais o tempo passa, mais fica preocupante a situação dos produtores rurais do 5º distrito. Ora, as terras em que estão são deles. Para que saiam de lá - sem a vontade deles - diga-se de passagem, precisam ser muito bem remunerados, à preço justo e que tudo seja feito com a maior organização e lisura possível. E não pode demorar como está a acontecer. O diálogo não está claro, pelo menos é o que observamos. Prefeitura, LLX e moradores do 5º distrito, precisam fazer com que essa transação seja boa para todas as partes, mas que fique claro que, nessa hora, as pessoas, suas posses e seus sentimentos são as coisas mais importantes a serem levadas em conta. Não há São João da Barra, além dos sanjoanenses.

Paulo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário