terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dicas de Saúde

Os riscos de uma a dieta cetogênica


Você sabia que o carboidrato é a fonte primária de energia do nosso corpo? E se passarmos cerca de três dias sem consumi-lo o nosso organismo entra em Cetose? Então nosso organismo torna como fonte primária a gordura. Com base nesse princípio, o médico americano Dr. Atkins ficou famoso ao criar a dieta cetogênica, que é composta por altos índices de proteína e gordura e pouco ou nenhum carboidrato.

Vamos analisar as conseqüências de uma dieta zero ou low carb voltada ao culturismo:

Na dieta cetogênica, seu corpo começa a queimar ácidos graxos livres e sua gordura subcutânea para a produção de energia. Se houvesse carboidratos presentes, seu corpo usaria glicose para essa produção. A explicação acima seria um mar de rosas se esquecêssemos que a insulina é um dos hormônios anabólicos mais importantes no corpo humano, afinal ela interfere diretamente na quantidade de aminoácidos e glicose transportada para as células musculares, o que resulta em aumento de massa muscular.

De modo ilustrativo, podemos dizer que a insulina é a responsável em transportar os tijolos para a construção dos músculos. Além disso, ela também previne a mobilização dos nutrientes estocados no músculo. Levando em consideração essas duas atividades, podemos afirmar que a insulina favorece o ganho muscular enquanto evita o catabolismo do músculo presente. Isso justifica o motivo pelo qual a insulina é amplamente utilizada por bodybuilders profissionais.

Obviamente, utilizar insulina exógena está fora de questão, então devemos estimular o nosso corpo a produzir a insulina endógena. Ao consumirmos carboidrato e certos aminoácidos, o nível de glicose no sangue se torna alto, então é nesse momento que a insulina é liberada pelo pâncreas para estabilizá-lo.
Sem consumir carboidratos, é mais difícil ter intensas sessões de treino de força e ainda corre o risco de você perder massa muscular porque o seu corpo pode muito bem decidir quebrar tecido muscular em aminoácidos para criar nova glicose!

Por estas razões, para desenvolver um corpo musculoso, é necessário a ingestão de carboidrato. O mais importante é entender que uma alimentação realmente saudável deve ser composta de carboidratos para gerar energia, proteínas para formação de tecidos e inclusive da gordura para nossa reserva energética, formação de hormônios e isolante térmico. Além desses macro nutrientes, precisamos suprir a demanda do nosso corpo com algumas vitaminas e minerais.
Nosso corpo utiliza todos estes nutrientes para as devidas funções, e na falta de algum deles estaremos causando danos à saúde.


Informações: www.musculacaoecia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário