quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Quantas vezes por semana eu devo fazer flexões?


Devo fazer flexões de braço todo dia? Ou três vezes por semana? Vou conseguir algum efeito se fizer só uma vez por mês? Estas e outras perguntas são bastante frequentes quando se trata de um exercício que se pode fazer em casa, e por isso depende bastante da programação de cada um. Para começo de conversa, se você quer fazer flexões só uma vez por mês, nem precisa ler este site – já que não vai adiantar muito mesmo, mas se você está interessado em saber quão frequentes têm que ser os seus treinos, continue lendo.




Como em todo exercício, a frequência e as repetições influenciam os resultados que você vai ter. Por isso, o melhor é ter duas coisas em mente: o seu nível atual de condicionamento e os seus objetivos com as flexões. Assumindo que o que você quer com flexões é mais força no peitoral e nos braços, algumas das principais recomendações são as seguintes:

Começando

Em geral, especialmente considerando que você não vai conseguir fazer mais que 20 flexões em uma mesma série, fazer os exercícios todo dia não costuma trazer muito problema. Há quem diga que o melhor é já alternar os dias (fazer um dia, relaxar no outro), mas a melhor pessoa para decidir isso é você. Se você já está sentindo os músculos doendo depois do exercício e esta sensação dura até o dia seguinte, talvez seja melhor esperar mais um dia para repetir.

No entanto, a maioria das pessoas nesta fase não estão exatamente trabalhando os músculos ainda para que eles cresçam (hipertrofia), mas mais para que eles ganhem condicionamento. Isso dá para ser percebido quando as dores que você sente ao acabar o treino não persistem muito tempo depois dele, e no dia seguinte você já está com disposição para repetir. Neste caso, não há muito problema em fazer todo dia, embora seja uma boa idéia trabalhar um pouco com variações a cada dia. Estas variações podem ser tanto na velocidade com a qual você faz a flexão quanto com o tipo de flexão (posicionamento das mãos etc). Vá gradualmente aumentando o número de flexões por série e o número de séries que você faz por dia.

No meio do caminho

Quando você já estiver conseguindo fazer mais do que 20 flexões em uma mesma série, e repetir a série algumas vezes durante o dia, provavelmente já vai estar também sentindo o seu corpo mudando – e começando a sentir mais os músculos no dia e no dia seguinte. Quando chegar nesta fase, você tem duas opções: mudar a sua rotina e fazer flexões dia sim, dia não (o ideal é fazer no mínimo três vezes por semana), ou ser mais rigoroso nas variações que você faz por dia. Neste último caso, planeje seu treino com modalidades de flexão que sejam complementares, e distribua na semana os grupos musculares em que você vai dar mais ênfase. Desta forma, você ainda pode continuar fazendo todo dia (de preferência com pelo menos um dia de repouso por semana), mas trabalhando – o mais possível – músculos diferentes.

Mantendo o condicionamento

A partir do momento em que você já chegou à forma que quer atingir, e consegue fazer várias repetições por série e várias séries por dia, você já vai ter uma noção do que é melhor para o seu corpo. Nesta fase, o melhor é ser bastante rigoroso na distribuição dos treinos, e fazer todo dia pode ser um pouco de exagero. Tente fazer um dia sim, um dia não, ou dois dias sim (com uma boa distribuição das variações) e um dia não. Novamente, preste atenção no seu corpo e vá balanceando o seu treino.

Informações: www.musculacaoecia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário