Supõe-se que o cinto proteja a musculatura da região lombar e diminua a carga imposta à coluna vertebral. Originalmente usado por levantadores de peso ao realizarem desenvolvimento acima da cabeça, hoje é habitual (e para muitos necessário) em exercícios de agachamento. Diretamente sobre este exercício, LANDER (1992) encontrou resultados para o músculo eretor da espinha e abdominal oblíquo com e sem cinto, não verificando diferença eletromiográfica.
Enfim, mesmo que o cinto permita uma menor ativação dos músculos lombares pelo aumento da pressão da cavidade abdominal, o que não foi confirmado totalmente por estudos, e com isso uma maior estabilidade do tronco, devemos refletir sua real necessidade, pois além de não permitir um movimento amplo do exercício, evita o desenvolvimento por completo de um músculo estabilizador importante, como o eretor da espinha, fundamental para a prática de qualquer atividade física e até para o cotidiano do dia a dia, ficando o atleta, dependente deste acessório em muitas das vezes por uma sensação ilusória de segurança.
Referências Bibliográficas
LANDER, J. E; SIMONTON, R. L & GIACOBBE, J. K: The effectiveness of weight-belts during the squat exercise. Med. Sci. Sport Exerc 1990.
LANDER, J. E; HUNDLEY, J. R & SIMONTON, R. L: The effectiveness of weight-belts during multiple repetitions of the squat exercise. Med. Sci. Sport Exerc 1992.
UDO, H & YOSHINAGA, F. : Effect of a pelvic belt on abdominal pressure by various weights and bending angles. Ind. Health.
GONÇALVES, Mauro, GAUGLITZ, Augusto César Ferreira, CARDOZO, Adalgiso Coscrato, MALAGODI, Bruno Marson & SILVA, Sarah Regina Dias da: Levantamento de carga durante o movimento repetitivo com e sem o uso do cinto pélvico: Uma análise eltromiográfica; IX Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2000.
GONÇALVES, Mauro e CERQUEIRA, Esem Pereira, Análise Eletromiográfica do levantamento manual de carga: Efeito e postura e altura inicial da carga e do uso do cinto pélvico; VII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 1998.
GONÇALVES, Mauro & SILVA, Sarah Regina Dias da: O Efeito do uso de cinto pélvico em teste para determinação do limiar de fadiga eletromiográfico; IX Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2000
Artigo escrito por: Prof. Edson Luis D Almeida Silva – Personal Trainer CREF 2717 PR
*******************
Informações: www.lucianorodrigues.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário