quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dicas de Saúde: A diferença entre intolerência e alergia alimentar



Entenda a diferença entre alergia e intolerância alimentar que, apesar de parecidas, tem uma origem bem distinta.

Reportagem: Ivonete Lucírio

Dor no abdome, gases, diarreia e até problemas respiratórios. Alergia ou intolerância alimentar? Pode ser tanto uma coisa quanto a outra. Antigamente, pouco se ouvia falar sobre a tal intolerância alimentar. Agora, não é difícil escutar alguém dizendo que tem o problema. No entanto, muitas vezes ele pode ser confundido com uma reação alérgica. Embora os sintomas sejam bastante parecidos, esses fenômenos tem uma origem bem distinta...

A alergia alimentar

Quando a pessoa tem alergia a algo, como o leite, seu organismo dispara uma reação defensiva ao entrar em contato com ele. A substância alergênica é, no geral, uma ou mais proteínas presentes no alimento.

"Para a maioria das pessoas, a tal proteína é inofensiva. Mas, para outras, ela estimula a produção de um anticorpo chamado IgE, que gera uma reação inflamatória, a alergia", explica Angelo Leal, alergista e coordenador do departamento de pediatria do Hospital Quinta D’Or (RJ).

O leite tem em sua composição mais de 20 tipos de proteínas. As duas com maior potencial alergênico são a caseína e a alfalactoalbumina. As crianças são bem mais suscetíveis a esse tipo de alergia, pois a mucosa do intestino infantil é mais permeável, aumentando a chance de absorção dos alergênicos. Além disso, nos primeiros anos de vida o sistema imunológico ainda está em formação, podendo entrar em desequilíbrio com maior facilidade. Cerca de 6% das crianças menores de 3 anos e 3,5% dos adultos apresentam algum tipo de alergia alimentar.

A intolerância alimentar

Resumidamente, esse problema resulta da incapacidade do organismo de digerir algum componente do alimento que provoca a reação. Vamos continuar com o exemplo do leite, rico em uma substância chamada lactose.

Na superfície da mucosa do intestino delgado há células que produzem uma enzima digestiva - um tipo de fermento - chamada lactase. Essa tem a função de digerir, ou seja, quebrar em pedaços menores a lactose. Pessoas com intolerância ao leite não produzem (ou produzem uma quantidade pequena) a lactase. A lactose, então, é mal absorvida e passa a ser fermentada no intestino, produzindo gases, diarreia e outros desconfortos.

**************************
Informações: corpoacorpo.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário