Autor: Julio César M. de Oliveira
Algumas pessoas têm mais facilidade para engordar, outras para ficarem fortes e outras para emagrecer. E isso é determinado pela genética, ou seja, pelo biótipo, que se divide basicamente em três grupos diferentes:
O gordinho (endomorfo) – Pessoas com esse biotipo apresentam tendência à obesidade, têm a cabeça mais arredondada, o corpo mais flácido e maior quantidade de gordura localizada no abdome e quadril. São indivíduos calmos e tolerantes. Na maioria das vezes, são boas companhias e possuem personalidade relaxada. Por apresentarem forte tendência à obesidade, essas pessoas devem ter mais cuidado com a alimentação, buscando sempre o equilíbrio nutricional, para evitar o aumento de peso e de medidas. Caso queiram fazer algum tipo de dieta, o mais recomendado é procurar a ajuda de um especialista.
O musculoso (mesomorfo) – O musculoso se caracteriza por ter maior massa esquelética, músculos aparentes e delineados, maior volume no tórax e musculatura abdominal bem desenvolvida. Geralmente, são indivíduos dominantes e agressivos, persistentes e muito determinados.
O magrinho (ectomorfo) – Indivíduos com esse biotipo são longilíneos, sendo que a sua altura pode variar. Apresentam estrutura delicada e frágil, queixo pontiagudo, pernas e braços longos e finos, face com formato triangular, cabelos geralmente finos, que crescem facilmente, e são mais sensíveis a temperaturas extremas. Usualmente, são pessoas que parecem ser obsessivas e, na ausência do progresso, se desestimulam facilmente. Por possuírem o metabolismo muito acelerado, a alimentação dessas pessoas deve ser rica em carboidratos, como pães, massas e cereais para o fornecimento de energia. Estes, combinados com proteínas, servem para a construção muscular.
Obs.: Seja qual for seu biotipo, sempre que for fazer dieta, consulte antes um nutricionista.
**********************
Informações: www.lucianorodrigues.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário